quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ATP - TRISFOSFATO DE ADENOSINA 

ATP Trisfofato de Adenosina é a energia, um composto derivado de nucleotídeo, a molécula que transfere energia no corpo.Todo que envolve energia no corpo tem ATP. Energia corrente, não pode ser armazenada.

O ATP possui 3 fosfatos e mole de transina.
A quebra do ATP ocorre no 3 fosfato onde esta a energia, com a adição de água a reação de hidrose, que com mais 2 fosfatos produz o ADP, adenosina com mais 2 fosfatos mais energia.Energia  usada pelas células para as atividades, essa energia vem dos alimentos principalmente dos açucares, glicose.

Os alimentos vão para a célula e dentro das células vão ser liberadas energias, no processo de respiração celular.

O ATP é a molécula que pega a energia pouco a pouco a média que é preciso, evitando a queima da célula,
devido a grande quantidade de energia produzida pelos alimentos dentro da célula, por isso o ATP é formado.

A energia do ATP produz todos os controles celulares, tais como, contração muscular movimentos cromossomos durante a divisão celular, movimento de estruturas no interior das células, transporte ativo, sí síntese de moléculas maiores, também quando falamos, andamos e pensamos.

Não podemos esquecer que para a produção do ATP é preciso do oxigênio, porque é preciso respirar para produzir ATP, respirar e comer.


Fontes:
www.sobiologia.com.br
www.marvinclimbing.com 
 SALINIZAÇÃO DO SOLO


Em locais de clima tropical é comum, devido a transpiração do solo, que ocorra a salinização que é caracterizada pela alta concentração de sais (cloreto de sódio, sulfato de cálcio e magnésio e bicarbonatos) no solo, o que pode levar ao prejuízo e ao não desenvolvimento das espécies de vegetais cultivados na agricultura.


Nota-se a existência de dois tipos de salinização; a primaria que ocorre naturalmente devido às características do próprio solo, como mostra a figura a baixo.





 E a salinização secundaria que são causadas pelas atividades humanas que levam a degradação do solo, representado na figura.


.
É bastante comum a ocorrência da salinização em regiões em que o equilíbrio entre a precipitação , irrigação e evaporação é deslocada para cima na direção da evaporação. Essa salinização é considerada moderada que  pode ocorrer inclusive em locais irrigados com água de boa qualidade.


O impacto na economia, causado pela salinização é bastante difícil de ser detectada e quando se chega à seu diagnóstico levando a inutilização do solo em poucos anos.
Para tentar reverter o quadro de salinização é necessário mobilizar a comunidade cientifica para que ela busque junto a população a criação e utilização de métodos e padrões para um melhor aproveitamento dos recursos do solo e bem como sua conservação no futuro.

BIBLIOGRAFIA:
jornalgan.com.br/blog/luisnassif/obras-do-porto-do-acu-causadamsalinizaçao-da-agua-e-do-solo
www.pontonovonet/2013/04/salinização-do-solo-um-problema-grave.html
www.pedologiafacil.com.br